Museu da Marioneta

O Museu da Marioneta foi criado em 1987 pela Companhia de Marionetas de S. Lourenço que se dedicava à realização de espectáculos itinerantes pelo país e pelo estrangeiro. Criou-se, assim, o primeiro espaço português dedicado à marioneta, dando continuidade a uma tradição portuguesa de teatro e ópera que está inclusivamente na origem do teatro musical popular português.

Encontra-se desde 2001, no Convento das Bernardas e a colecção do Museu da Marioneta é constituída por marionetas de todos os tipos de técnica de manipulação e máscaras provenientes das mais diversas partes do mundo e de várias culturas. Possui igualmente maquetas de cena, adereços, teatros de silhuetas, vários tipos de guarita de cena, bem como exemplares de maquinaria de cena, reconstituições de peças do período barroco, como a máquina do vento, de fazer tempestades e do mar.
Durante a iniciativa É Natal na Rua de São Bento o Museu da Marioneta e a Associação dos Comerciantes da Rua de São Bento oferecem aos visitantes, que efectuem compras a partir de 25 euros nas lojas e restaurantes associados, entradas gratuitas a miúdos e graudos.

Sem comentários: